Thurs 03 September – “para ela” & Música Contemporânea para piano e para piano de brinquedo

bonequinha e k

photo: Stu Allsopp, 2015

Na quinta feira 03 de setembro eu terei a grande alegria de retornar para apresentar mais um recital na Série Música de Primeira, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.

A primeira parte do programa será dedicada ao projeto “para ela”, que é uma proposta de usar o momento do recital de piano para pensarmos sobre as milhares de meninas que são traficadas e forçadas a se prostituir, todos os anos, em quase qualquer cidade do planeta. É o nosso grito de esperança de uma história mais bonita para ela, para cada uma de nossas meninas.

Na segunda parte do programa estarei tocando peças das compositoras brasileiras Silvia Berg (SP) e Marisa Rezende (RJ), e planejo encerrar a noite com uma peça do compositor americano Stephen Montague para piano de brinquedo (sim, eu trouxe meu novíssimo piano de brinquedo na bagagem, exclusivamente para esse concerto!).

Silvia Berg buscou inspiração no quadro La Columna Rota e na Casa Azul da artista mexicana Frida Kahlo para compor El sueño… el vuelo (2010). Esta peça é parte da coleção Canto de la Monarca: Mujeres en México, a qual tem a borboleta Monarca como símbolo de persistência e valor apesar de um corpo frágil, uma vez que esta borboleta voa todos os anos por milhares de quilômetros até encontrar o seu santuário no México.

Marisa Rezende explica que Miragem, de 2009, explora distorções que as sonoridades do teclado apresentam quando trabalhadas juntamente com ataques de baquetas nas cordas do instrumento, criando um jogo que parafraseia o título.

De acordo com Stephen Montague, a sua Almost a Lullaby [Quase uma canção de ninar], escrita em 2004 para piano de brinquedo, sinos de vento e caixinha de música,  segue algumas das características básicas de uma canção de ninar – compasso composto, dinâmica suave, linha melódica gentil e fluente… porém, pelo meio do caminho ela sai um pouco da rota, meio sonolenta, até finalmente cair em sono silencioso e tranquilo.

Esse concerto será uma oportunidade única de compartilhar um pouco do que pesquisei no primeiro dos meus três anos de doutorado na Oxford Brookes University com bolsa do CNPq, além de também ser um ótimo momento de matar a saudade dos amigos!

Espero te ver lá para viver essa noite emocionante comigo.

O concerto também é transmitido ao vivo pela internet no link: http://new.livestream.com/pibrj/smp

19h30 (BRT)

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

Rua Frei Caneca, 525

20211-020, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

(Metrô Estácio)

Entrada Franca

Live streaming: http://new.livestream.com/pibrj/smp

11952758_1689082481305965_6992483914169783987_o

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s